0

PT-RJ CRIA COMISSÃO PARA REUNIR COM CABRAL

Posted by Guilherme Monteiro Cerqueira on 08:54



O Diretório Estadual do PT-RJ deliberou ontém criar comissão para reunir com o governador Sérgio Cabral. Além disso, resolveu adiar a definição da sua chapa e tática eleitoral proporcionais e o nome para a primeira suplência ao senado, cujo titular é Lindberg Farias, em reunião do diretório a ser realizada no próximo dia 18 de junho (sexta-feira). Com isso, a sua convenção legal, para o registro das chapas, do candidato ao senado e das suas duas suplências, junto à justiça eleitoral, foi marcada para o dia 19 do mesmo mês. Ambas ocorrerão na sede do partido. Até lá será definida também as coordenações de campanha estadual, ao senado e presidencial de Dilma Rousseff no Estado do Rio

Um dos pontos polêmicos a serem deliberados refere-se a primeira suplência do senado: se ela ira para um petista – disputam a vaga o escritor e sociólogo Emir Sader, o ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto e o sindicalista, e ex-presidente do PT de Campos, Hélio Anomal -; ou será destinada para indicação de outros partidos, como o PP, do senador Francisco Dornelles (RJ), ou o PDT. O presidente nacional licenciado deste partido, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve na sede do PT em Brasília e protocolou a reinvindicação da vaga para o PDT. O nome cogitado por este partido é do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cabo Frio (Região dos Lagos-RJ), José (Zezinho) Bonifácio. O nome do PP não foi apresentado, porque há disputa pela indicação no partido.

Segundo declarou na reunião diretório o deputado federal Luiz Sérgio Nóbrega, presidente estadual do PT-RJ, o PP alega em favor do seu pleito a força que o partido detém no interior, onde a candidatura de Lindberg é mais frágil, que foi decisiva para eleição de Dornelles ao senado, já o PDT, o fato de administrar três dos maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Niterói, que juntos somam quase um milhão e meio de eleitores.

O ingresso na disputa de um nome do PDT, partido situado no campo democrático e popular, que, ao contrário do PP que oscila entre o apoio as candidaturas presidenciais de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), já definiu apoio à candidata do PT, alterou a tendência do diretório de definir na reunião realizada ontém, a indicação de um petista para a primeira suplência do senado. Não só porque o PDT é um aliado com um perfil programático mais próximo do PT, mas também para esteitar os laços entre os partidos do campo democrático popular, e dar maior equiíbrio a relação de forças no interior da coalizão de apoio a candidatura à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Outro ponto polêmico que será deliberado no próximo dia 18 é se o partido realizará coligação proporcional nas chapas para a câmara federal e/ou assembléia legislativa. Os únicos partidos da coalizão de apoio à Cabral que revelaram interesse nesta composição foram o PP e o PSB. Com o primeiro é muito difícil por falta de sintonia programática e pela diferença do piso eleitoral entre os candidatos deste partido e os do PT – o primeiro suplente do PP na câmara federal , o secretário estadual de Transportes, apresentador de programa de TV e empresário da área de educação, Júlio Lopes, obteve mais de 90 mil votos, o que o colocaria na condição de terceiro mais votado na coligação que elegeu sete deputados (seis do PT), realizada entre PT e PSB, em 2006, enquanto o segundo eleito pelo PT, Luiz Sérgio, obteve votação inferior a esta. Com o segundo, o debate está em aberto, embora o PSB proponha uma coligação proporcional nas duas chapas, que junte o PT, o PDT e o PCdoB. Algo de difícil costura política, já que estes dos últimos partidos já manifestaram o interesse de disputarem a eleição com chapas próprias.

Além do debate político ocorrido sobre aqueles pontos e outros como coordenação de campanha estadual, do senado e da campanha Dilma Rousseff no Rio, foi aprovada a criação de uma comissão composta por Luiz Sérgio, Inês Pandeló, deputada e líder da bancada do PT na Alerj, Jorge Florência, vice-presidente estadual do PT-RJ e o dirigente estadual Antonio Neiva, representando a candidatura de Lindberg Farias ao senado, para reunir com o governador Sérgio Cabral, e definir o formato da coalizão no que se refere a campanha estadual, a divisão de tempo no horário eleitoral gratuito das duas candidaturas ao senado, programa de governo e a relação do PT com o governo estadual.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Esquerda Popular Socialista - RJ All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates