0

Nota da AE Campinas

Posted by Guilherme Monteiro Cerqueira on 14:42 in


A Articulação de Esquerda de Campinas, em setembro de 2009, aprovou uma nota sobre a desfiliação de Luciano Zica do PT e sua filiação ao PV. Naquele momento alertávamos sobre o erro político dessa opção, afirmando o seguinte: “consideramos que Zica comete um grave erro político ao se afastar do PT. Esperamos que em seu novo Partido, ajude a ex-ministra a resistir aos cantos de sereia da direita e da mídia conservadora, que pretendem transformar sua eventual candidatura a presidente num instrumento para atacar o governo Lula, a candidatura Dilma e o Partido dos Trabalhadores.”

Depois de quase um ano, nossa preocupação se confirmou. A candidatura de Marina Silva se transformou num instrumento político da direita na tentativa de impedir a vitória do PT no primeiro turno, numa ofensiva sobre o caráter progressista das relações internacionais do governo, de ataque às políticas de gênero e da diversidade sexual do governo federal, de defesa de uma política econômica conservadora.

A candidatura de Luciano Zica está inserida nesse contexto, o que lamentamos, pois, ao contrário do que ele possa acreditar, sua trajetória política foi construída coletivamente. Desde a fundação do PT, uma das questões mais básicas foi a defesa de que o projeto coletivo, o programa político, a democracia interna eram questões essenciais da construção partidária. Combatíamos e continuamos a combater projetos individualistas. O Zica que está hoje no PV não é o mesmo que estava no PT. Sua opção individual o levou a uma profunda mudança de sua trajetória, o que pode ser exemplificado pelas características de sua atual campanha.

Nesse sentido, a direção municipal da AE, reunida em 23 de agosto de 2010, considerando que não podemos admitir que permaneçam na tendência militantes que colaborem com as campanhas de Luciano Zica e do PV, aprovou o desligamento daqueles militantes da corrente que optarem por esse caminho, que é contraditório ao que sempre trilhamos.

De nossa parte, estaremos comprometidos (as) com as vitórias de Dilma, Mercandante, Marta e Netinho. Nas campanhas proporcionais, estaremos com Renato Simões para Deputado Federal e Breno e Irene para a Assembléia Legislativa.

Direção Municipal da Articulação de Esquerda de Campinas – tendência interna do PT


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Esquerda Popular Socialista - RJ All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates