0

Pesquisa indica 2º turno no Maranhão

Posted by Guilherme Monteiro Cerqueira on 05:07


Por Cristine Prestes | De São Luís

Enquanto percorre o caminho entre o Aeroporto Internacional Cunha Machado e o centro histórico de São Luís, o taxista já avisa: Roseana Sarney (PMDB) deve vencer a disputa ao governo do Estado do Maranhão no primeiro turno das eleições que ocorrem no domingo. Mas declara seu voto em Flávio Dino (PCdoB). “Ao menos é um nome novo.” A justificativa para a escolha pode ser a explicação do crescimento do ex-juiz e deputado federal nas últimas pesquisas eleitorais locais, que indicam que, a apenas cinco dias das eleições, o cenário ainda está indefinido, como crê o motorista.

Ontem o “Jornal Pequeno”, tradicional opositor do clã Sarney no Maranhão, divulgou uma pesquisa realizada pela empresa Constat e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 37.025/2010 que mostra que a disputa ao governo do Estado vai ao segundo turno. De acordo com o levantamento, no qual foram entrevistados 1.537 eleitores em 41 municípios entre os dias 23 e 26 de setembro, Roseana teria 39% dos votos válidos e Flávio Dino, 25%. Jackson Lago (PDT) estaria em terceiro lugar, com 20%. A soma dos candidatos de oposição à atual governadora – contando com Marcos Silva (PSTU), que teria 1% – ficaria em 46%, mais do que o percentual alcançado por Roseana. A pesquisa ainda mostra que 13% dos eleitores ainda estão indecisos e 2% votarão em branco ou anularão seus votos. A margem de erro da pesquisa da Constat é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa da Constat, em um eventual segundo turno entre Roseana e Dino, o candidato do PCdoB venceria a disputa com 43% dos votos válidos contra 42% da pemedebista. Caso o segundo turno fosse entre Roseana e Lago, ela venceria com 46% dos votos, contra 38% do pedetista.

Outra pesquisa local, feita pela Escutec e divulgada pelo jornal “O Estado do Maranhão” no dia 22 de setembro, mostrou um cenário diverso: Roseana teria 47,4% das intenções de voto e Jackson Lago, 24,2%. Dino, pela pesquisa, ficaria em terceiro lugar, com 20,9%. A pesquisa, realizada a partir de 2.128 entrevistas feitas em 54 municípios entre os dias 21 e 22 de setembro e registrada noTRE-MA sob o número 35.261/2010, indica que os opositores de Roseana somariam 46,1% dos votos válidos, encerrando o pleito ainda no primeiro turno. A margem de erro do levantamento da Escutec é de 2% para mais ou para menos.

O resultado é semelhante à última pesquisa do Ibope realizada no Maranhão. O Ibope ouviu os eleitores maranhenses entre os dias 14 e 16 de setembro e chegou a um empate entre Flávio Dino e Jackson Lago, cada um com um 23% dos votos válidos, enquanto Roseana somaria 52%, vencendo o pleito no primeiro turno. A pesquisa do Ibope mostrou que 9% dos eleitores votariam em branco ou anulariam seus votos e apenas 2% estão indecisos.

Tanto a pesquisa do Ibope quanto da Escutec identificaram uma tendência de crescimento de Flávio Dino – a pesquisa da Constat é a primeira realizadas nessa eleição. O cenário pode ficar ainda mais indefinido caso o pedetista Jackson Lago, cuja candidatura está sendo contestada na Justiça eleitoral por ferir a Lei da Ficha Limpa e depende da decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da nova legislação para as eleições deste ano. Lago venceu as eleições contra Roseana para o governo do Maranhão em 2006, mas foi cassado em 2009 pelo TSE por abuso de poder político. Diante da indefinição do Supremo sobre as candidaturas que infringem a Lei da Ficha Limpa, que pode tomar uma decisão ainda hoje, Lago – que no jingle de sua campanha é “o velhinho que tiraram na marra” – estaria sendo pressionado a adotar a mesma estratégia de Joaquim Roriz, candidato ao governo do Distrito Federal: retirar sua candidatura e ser substituído pela de sua mulher, Clay Lago.

Nas ruas de São Luís, a disputa eleitoral parece reproduzir o cenário das pesquisas. Ontem a TV Mirante, de propriedade da família Sarney, realizou o último debate entre os candidatos ao governo do Estado, que começou após o fechamento desta edição. Desde o meio da tarde, a avenida onde está localizada a emissora foi dividida: de um lado, os militantes de Roseana; de outro, os de Flávio Dino. A equipe de campanha de Lago chegou apenas no fim da tarde.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Esquerda Popular Socialista - RJ All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates