0

Fórum Urbano Mundial começa nesta segunda-feira, no Rio

Posted by Guilherme Monteiro Cerqueira on 09:23


O Fórum Urbano Mundial, o mais importante evento sobre desenvolvimento urbano mundial, começa nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro. Promovido pela agência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), o FUM será realizado no Brasil em parceria com o governo federal.

Esta é a primeira vez que o Fórum será realizado na América Latina, depois de passar pela África, Europa, Ásia e América do Norte. O evento vai reunir autoridades de 160 nações e cerca de 15 mil participantes para discutir alternativas ao desenvolvimento das cidades diante da rápida e desordenada urbanização. O tema desta edição é "O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido".

Os debates serão divididos em seis eixos: Levando adiante o direito à cidade; Unindo o urbano dividido; Acesso igualitário à moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e participação; e Urbanização sustentável e inclusiva.

De acordo com pesquisas patrocinadas pela ONU, hoje, metade da população mundial vive em cidades. Com isso, esses centros já consomem mais de dois terços de toda a energia e contribuem em proporção semelhante para todos os rejeitos, incluindo as emissões de gás de efeito estufa. As expectativas são de uma sensível piora do quadro. Acredita-se que, nos próximos 50 anos, dois terços da humanidade viverão em centros urbanos.

O objetivo do Fórum, que realizará sua quinta edição no Brasil, é debater formas de minimizar o crescimento da pobreza nas cidades, melhorar o acesso da população pobre a serviços como água potável, saneamento e moradia, e permitir o desenvolvimento urbano de forma sustentável e inteligente.

A programação está disponível no www.cidades.gov.br

Assessoria de Imprensa / Liderança do PT Senado


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Esquerda Popular Socialista - RJ All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates