0

Etapa Estadual da Jornada de Formação Política do PT-RJ

Posted by Guilherme Monteiro Cerqueira on 08:46

Etapa Estadual da Jornada de Formação Política marca a retomada da Formação na agenda política do PT

A Secretaria Estadual de Formação Política do PT-RJ realizou no último fim de semana (1 e 2 de maio) a etapa estadual da I Jornada de Formação Política do PT, no Sinttel. A atividade contou com a participação de 56 militantes, de 22 municípios do estado, 3 setoriais e as 5 zonais da capital.

Estavam presentes na mesa de abertura, o secretário estadual de Formação Política, Bernardo Cotrim; o assessor da Secretaria Nacional de Formação Política, Gabriel Medina; o deputado estadual Gilberto Palmares e o deputado federal, Luiz Sérgio, presidente do PT-RJ.

Luiz Sérgio destacou a importância do evento e lembrou que no Processo de Eleições Diretas do PT, realizado ano passado, a militância apontou a necessidade de implantar ações de Formação Política no partido.
Os conteúdos dos módulos do Caderno de Formação foram apresentados por Gabriel Medina; pelo vereador do município de Niterói, Waldeck Carneiro e pelo secretário estadual de Formação, Bernardo Cotrim.

“Queremos resgatar o caráter estratégico da formação política na construção de um partido socialista de massas. A etapa estadual marca a retomada dessa construção. O objetivo da jornada é incluir a formação na agenda política permanente do PT. Não queremos apenas fazer um evento”, ressaltou o secretário.
Os presentes interagiram nos grupos de discussão, participaram dos debates e construíram um calendário de mobilização que deve envolver mais de mil filiados da base petista, “a avaliação de todos os participantes foi extremamente positiva. Isso anima a militância e favorece um ambiente de diálogo desbloqueado, caracterizando a jornada como um importante processo partidário e não uma ação de corrente A ou B”, apontou Bernardo Cotrim.

No evento, foram definidas as datas para as etapas municipais do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Barra Mansa, Volta Redonda, Teresópolis, Italva, Angra dos Reis, Paty do Alferes, Cabo Frio, Saquarema e Nova Friburgo. Essas etapas envolvem outros municípios próximos. (Confira o calendário)
“A Etapa Estadual cumpriu o papel de dar o pontapé inicial na mobilização para a jornada. Queremos atingir 3 mil militantes até o início de junho, mobilizando a base petista para intervir nos movimentos sociais, atuar nas instâncias partidárias e colaborar com maior qualidade nos mandatos e governos petistas. Além disso, uma militância que conhece a história e o programa do PT tem mais condições de atuar nas campanhas eleitorais e aumentar nossa capacidade de disputar hegemonia na sociedade”, afirmou o secretário estadual de Formação.

Confira as declarações dos companheiros, secretários de Formação Política de alguns dos municípios presentes:

“A Etapa Estadual de Formação do PT do Rio de Janeiro cumpriu um importante papel para a retomada da organização da base paritdária. No fim de semana que passou, demos o primeiro passo para estabelecermos uma atuação conjunta com os diversos secretários municipais, perpassando as diferenças das posições políticas das correntes e dos projetos eleitorais em curso. Todo este processo por si só possui uma perspectiva pedagógica fundamental para construção de um partido de massas, democrático e socialista”.
Alipio Carmo
Sec. de Formação do DM/RJ.


“A etapa estadual de formação realizada nos dias 01 e 02 de maio, deixou a mim e a todos bastante motivados e esperançosos quanto a possibilidade da construção do PT que desejamos: ético, forte, socialista e humanitário.
Estou convencido que a formação política, se apresentada nos moldes que nos foi apresentada, (com interação e dinâmicas), poderemos sim, resgatar os valores partidários.
O conteúdo é de ótima qualidade. Mas só o conteúdo parece-me pouco para o resgate da militância. Essa experiência me fez compreender que a metodologia de apresentação da formação tem que contemplar a interação e a inter-relação dos grupos. Esse foi o ponto forte do encontro. Parabéns”!
Zé do Carmo
Sec. de Formação de Barra Mansa


“A presença do presidente estadual do partido, o deputado Luiz Sérgio e o secretário de organização o deputado Gilberto Palmares na abertura do encontro, já sinalizou para nós que o PT estadual vai retomar a formação política . A nossa terefa agora é apoiar o secretário Bernardo Cotrim a dar continuidade em nossos municípios na exitosa e bem organizada etapa estadual ocorrida no último fim de semana”.
Marcelo Saraiva
Sec. de Formação Política de São Gonçalo


“A Etapa Estadual da Jornada de Formação foi de grande valia para o PT do município de Macaé, temos muito a construir e entendemos que, atuando juntos só vamos ganhar. O nosso Partido precisa e os nossos filiados merecem”!
Shayene Rocha
Sec. de Formação Política de Macaé


“A Etapa Estadual da Jornada de Formação Política que contou com a presença de secretários municipais de diversas cidades e zonais demonstra o grande interesse do partido em qualificar e preparar politicamente a sua militância para se tornarem quadros políticos do partido, em especial a juventude, tirando-os da condição de meros militantes eleitorais e inroduzindo-os na vida orgâniga partidária”.
Flavio Vasconcelos
Sec. de Formação Política de Nova Iguaçu.

Calendário de atividades propostas:
22 de maio
Rio de Janeiro zonal 2
Responsáveis: Luzia Catarina e Alípio
Local: Sinttel

22 de maio
Campos dos Goytacazes
Municípios envolvidos: São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Cardoso Moreira
Responsáveis: Eduardo e André (Campos) e Adwalto (São Fidélis)

22 de maio
São Gonçalo

Municípios envolvidos: São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Maricá
Responsável: Marcelo Saraiva (São Gonçalo)
Local: Associação Comercial (Centro)

23 de maio
Rio de Janeiro zonal 1

Responsáveis: Quiroga, Evânio e Carmelita
Local: Vidigal (a confirmar)

29 de maio
Barra Mansa
Municípios envolvidos: Barra Mansa, Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis
Responsáveis: José do Carmo e Helbson (Barra Mansa)
Local: a confirmar

29 de maio
Local: Volta Redonda

Municípios envolvidos: Volta Redonda, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Pinheiral, Mendes, Vassouras
Responsáveis: Hélio (Volta Redonda), Adel (Pinheiral)
Local: – Sindicato dos Metalúrgicos

29 de maio
Teresópolis
Municípios envolvidos: Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Magé
Responsáveis: Ary Morais e Fred (Teresópolis)
Local: – Núcleo Rural de Vargem Grande

29 de maio
Italva

Municípios envolvidos: a definir
Responsáveis: Diogo e Celeni (Italva)
Local: a confirmar

29 de maio
Centro Sul
Local: Paty do Alferes
Municípios envolvidos: Areal, Três Rios, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Paraíba do Sul
Responsáveis: Ana Maria e Jéssica (Paty do Alferes) e Mario Celso (Miguel Pereira)
Local: CIEP – Arcozelo

29 de maio
Angra dos Reis

Municípios envolvidos: Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro
Responsáveis: Hugo e Neirobis (Angra dos Reis)
Local: a confirmar

30 de maio
Teresópolis

Municípios envolvidos: Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Magé
Responsáveis: Ary Moraes e Fred (Teresópolis)
Local: Hotel Várzea (Centro)

30 de maio
Cabo Frio

Municípios envolvidos: Iguaba Grande, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro d’Aldeia
Responsáveis: Júnior (Cabo Frio) e Sônia (São Pedrod’Aldeia)
Local: CIEP 150

30 de maio
Local: Saquarema

Municípios envolvidos: Saquarema, Araruama, Silva Jardim (não tem contato), Casemiro de Abreu (não tem contato)
Responsáveis: Edna (Saquarema) e Wander (Araruama)
Local: a confirmar

12 de Junho
Nova Friburgo
Municípios envolvidos: Nova Friburgo, Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Macuco, Duas Barras, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Bom Jardim, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu e Carmo
Responsáveis: Norival e Higor (Nova Friburgo) e Rosimar (Cantagalo)
Local: Sindicato dos Têxteis


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Esquerda Popular Socialista - RJ All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates